quarta-feira, 7 de março de 2012

Avaliação da Aprendizagem


Avaliação da aprendizagem
 A avaliação tem como objetivo numerar e classificar os principais pontos que precisam ser aprimorados e aperfeiçoados e desta forma propiciar tanto para o professor quanto para o aluno uma qualidade no aprendizado. Durante toda a sua vida escolar, os alunos são submetidos a provas avaliativas impostas pelas instituições de ensino e até pelos órgãos governamentais, sempre com a intenção de obter informações importantes baseadas nos resultados com o propósito de aprimoramento, mas nem sempre o processo avaliativo tem lá suas qualidades, pois o mesmo “discrimina” e exclui determinados alunos em suas classificações como bons e ruins, no entanto deve se ainda avaliar sim as capacidades individuais de cada aluno e desta forma apresentar condições necessárias para aqueles que obtiveram resultados insatisfatórios. Avaliar envolve o levantamento de informações sobre a aprendizagem dos alunos que devem ser analisadas, considerando os critérios e objetivos do plano de ensino, e inclui também o processo de tomada de decisões.
 A avaliação é um processo contínuo que deve ocorrer nos mais diferentes momentos do trabalho. A verificação e a qualificação dos resultados da aprendizagem no início, durante e no final das unidades didáticas, visam sempre diagnosticar e superar dificuldades, corrigir falhas e estimular os alunos a continuarem dedicando-se aos estudos.
A avaliação pode ser formadora quando os resultados obtidos pelos alunos permitirem ao professor analisar a sua participação na aquisição da aprendizagem e identificar quais as estratégias mais efetivas e as que precisam ser revistas, que processos de aprendizagem os alunos estão construindo, quais as dificuldades que o próprio professor enfrenta.Tem como função construir uma aprendizagem bem-sucedida. e a condição necessária para que isso aconteça é a de que deixe de ser utilizada como um recurso de autoridade, e assuma o papel de auxiliar o crescimento do aluno